Quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Última Modificação: 09/06/2020 16:55:18 | Visualizada 278 vezes
Ouvir matéria
O índice de empregos na indústria paranaense cresceu 0,3% em julho deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2012. Os números da Pesquisa Mensal de Emprego e Salário (Pimes) foram divulgados nesta quarta-feira (11) e mostram que o estado superou a média nacional, que fechou em queda de 0,8%, na mesma comparação.
O levantamento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas regiões Norte e Centro-Oeste e em outros 10 estados das demais regiões do país. A Pimes avalia, além da taxa de ocupação na indústria, itens como a folha de pagamento e as horas extras dos trabalhadores industriais.
De acordo com os números, o crescimento na indústria paranaense se deve principalmente às áreas ligadas ao fumo, à indústria têxtil e máquinas e equipamentos. No acumulado deste ano, as indústrias acumulam crescimento de 0,9% na criação de postos de trabalho.
Com relação às horas-extras pagas pelas empresas aos funcionários, o parque fabril paranaense recuou em 1%, no mês de julho. O número pode indicar, principalmente, desaquecimento da produção e vai ao encontro do cenário nacional, que também recuou 0,8% na média entre os locais pesquisados.
Apesar da redução nas horas-extras, o salário real dos trabalhadores da indústria apresentou alta de 2,7% no mês de julho e já acumula 5,2% nos últimos 12 meses. Esses números descontam a inflação no período e mostram o quanto o rendimento dos trabalhadores cresceu de fato no mês da análise.