Após esse desembarque, os médicos passarão por uma fase de preparação. "Nós sabemos que ainda tem muito caminho a percorrer. Eles estavam em um curso de acolhimento e de avaliação. Agora, vão ter esta semana, nas capitais, nas secretarias estaduais e com as secretarias municipais um conhecimento do sistema de saúde da região", revelou o secretário do Ministério da Saúde, Mozart Salles.
A partir de segunda-feira (16), os profissionais participam de uma semana de integração. Também devem aprender o sistema de trabalho e as características do estado e da cidade onde vão trabalhar. "Tenho expectativas bastante positivas. Sei que vai haver problemas, mas adorei o primeiro período e certamente vou adorar tudo que se faz aqui", disse a médica Maria Aguiar, que é de Portugal.
Além de Curitiba, que terá três médicos, também receberão profissionais Sarandi (1),Marialva (1), Guarapuava (1), Guaira (3), Londrina (1), Arapongas (3), Iguaraçu (1), Pinhais(3), Araucária (2), Colombo (2), Cambé (1), Almirante Tamandaré (1), Contenda (1), Capanema (1), Campo Largo (1), São Miguel Do Iguaçu (2), Pirquara (1), Mandaguari (1).