Quinta-feira, 09 de outubro de 2014
Última Modificação: 27/08/2018 18:56:34 | Visualizada 182 vezes
Ouvir matéria
Levantamento feito pelo Paraná Pesquisas mostra candidato tucano com 49% das intenções de votos, contra 41% de Dilma Rousseff
Na primeira pesquisa eleitoral do segundo turno, o candidato Aécio Neves (PSDB) aparece como favorito a vencer a corrida pela Presidência da República com 49% das intenções de voto, contra 41% de Dilma Rousseff (PT). Desde o início da campanha, esta é a primeira vez em que o tucano aparece à frente da petista. O levantamento, divulgado ontem, foi feito pelo Paraná Pesquisas, em parceria com a Revista Época. A margem de erro é 2,2 pontos porcentuais para cima ou para baixo.
O presidente do instituto, Murilo Hidalgo, afirma que apesar da boa dianteira de Aécio, ainda é cedo para cravar resultados. “Vamos ter mais certeza desses números somente após o início do horário eleitoral. Embora ele tenha herdado a maior parte dos votos da Marina, é tão cedo para alegria quanto para tristeza”, diz.
No quesito escolaridade, Dilma tem mais votos entre os eleitores que possuem apenas o ensino fundamental, com 46% das intenções. Já o tucano é o favorito entre os eleitores com ensino superior, com 55% das preferências. Entre as regiões, Dilma tem a simpatia de 55% dos eleitores do Nordeste, ante 36% do tucano. Já no Sul, os índices se invertem e Aécio é o favorito de 58% dos eleitores, contra 35% da presidente.
Na primeira etapa da eleição presidencial, a presidente Dilma obteve 43.267.668 votos, o que equivale a 41,6% dos votos válidos. Aécio conquistou 34.897.211 votos, o que corresponde a 33,5%. A dúvida era sobre qual dos dois herdaria a maior parte dos mais de 22 milhões de votos de Marina Silva (PSB). Na pesquisa, se forem considerados apenas os votos válidos, o tucano aparece com 54% e a candidata à reeleição, com 46%.
O Paraná Pesquisas perguntou ainda se a decisão dos eleitores em votar nos candidatos era definitiva ou se podia mudar. Neste caso, 81% dos eleitores afirmaram que sua posição é definitiva.
Segundo o levantamento, Dilma também tem o maior índice de rejeição entre os eleitores: 41%, ante 32% de Aécio Neves. Eleitores que não rejeitam nenhum dos dois chegam a 16%. Já os que rejeitam os dois candidatos somam 4%.