Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023
Última Modificação: 02/05/2023 14:40:56 | Visualizada 110 vezes
O tema do evento foi: "A importância do Sistema Municipal de Cultura e da Economia Criativa e Solidária"
Ouvir matéria
Na última quinta-feira (23), a Prefeitura de Santo Inácio realizou a 4ª Conferência Municipal de Cultura e a 1ª Conferência Municipal de Turismo. De acordo com a prefeita, Dra. Geny Violatto, o evento é um marco importante, pois promove o debate e a decisão sobre as prioridades nas políticas públicas da Cultura e do Turismo para os próximos anos no município.
“A cultura da nossa cidade é muito valiosa, além de termos um grande potencial turístico. Fomentar essas áreas é essencial. Vamos continuar promovendo cultura e turismo para a nossa gente”, ressaltou a chefe do Executivo Municipal.
A conferência tem como objetivo fortalecer as atividades culturais e turísticas, através da ampla participação da sociedade civil e do Poder Público.
“É um grande sonho nosso potencializar, colocar os planos e projetos em prática, e continuar trabalhando para que as coisas funcionem em nosso município. Nós temos uma riqueza imensurável”, enfatizou o secretário de Cultura e Turismo, Aparecido Barbosa.
O evento foi ministrado pela advogada e pesquisadora no campo da memória e história e de políticas públicas, Thuty Benito, e pelo agente regional de Cultura do estado do Paraná, Marcos Savae. O tema central foi: “A importância do Sistema Municipal de Cultura e da Economia Criativa e Solidária”.
Segundo Thuty, Santo Inácio está à frente por integrar duas políticas que se compõem, que é o Turismo e a Cultura.
“A cidade está preparada para esse passo importante que está sendo dado. Agora o momento será de reorganização das instâncias regionais de Turismo com a participação e contribuição muito aguerrida das pessoas”.
Durante o evento, foram debatidos em coletividade determinados eixos temáticos e assuntos para a decisão de ações que visam auxiliar na construção do Plano Municipal de Cultura e Turismo e suas respectivas revisões/adequações.
“Foram cinco eixos que se organizaram, dois para o Turismo, dois para Cultura e um interligando os dois. A gente ouviu muitas ideias boas. Foi um momento, assim, de muita emoção, de muita troca e de muito trabalho”, disse Marcos Savae.
O empreendedor do setor turístico, Selnir Alves de Jesus, acredita que esse evento irá proporcionar mudanças significativas para todos os envolvidos, trazendo grandes benefícios.
“Foi muito interessante e importante essa conferência. A energia e a vontade tanto dos empreendedores, como dos munícipes e também do poder público em realizar ações em prol da cidade, foi contagiante e com certeza teremos ótimos resultados”.
Participaram da conferência as autoridades locais, artistas, empreendedores do setor turístico e munícipes.
Segue em anexo o Relatório da Conferência.
Fonte: Por Ingrid Tomimitsu