Sexta-feira, 17 de março de 2023
Última Modificação: 22/03/2023 11:29:27 | Visualizada 110 vezes
O evento teve como tema: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia"
Ouvir matéria
Na última sexta-feira (17), a Prefeitura de Santo Inácio, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Realizada a cada quatro anos, caracteriza-se como um momento ímpar para mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca das necessidades e prioridades na área da Saúde, como o direito e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a prefeita, Dra. Geny Violatto, garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde é primordial.
“As conferências se fazem necessárias para a formulação de diretrizes de Políticas Públicas, além de fortalecer e assegurar as diversas formas de pensar o SUS, e ampliá-lo junto à sociedade. E assim garantir Saúde de qualidade para a nossa gente”, ressaltou a chefe do Executivo Municipal.
A conferência tem como objetivos principais avaliar a situação da Saúde e propor diretrizes para a formulação da política nos três níveis de gestão. Além de produzir novas manhãs para a democracia e para a vida das pessoas, aprofunda o debate sobre as possibilidades sociais e políticas, para barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, em especial, as que incidem sobre o setor da Saúde, e a necessidade da democratização do Estado.
De acordo com a secretária de Saúde, Suellen Sefrian Turcato, a realização da conferência foi de extrema importância, principalmente para que o cidadão tenha espaço para contribuir com as questões relacionadas à Saúde.
“Nós sabemos que a saúde é imprescindível. E esse evento nos norteia para que decisões e ações sejam tomadas para beneficiar a qualidade de vida da população”.
Neste ano, foram reunidas as reflexões, os desafios e as perspectivas acumuladas no âmbito do controle social. As deliberações propostas servem para orientar os governos na elaboração dos planos de Saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos estaduais, municipais e nacional.
O evento foi ministrado pela enfermeira obstétrica e mestre em Políticas Públicas, Greicy Amaral, teve como tema principal: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
Segundo Greicy, a conferência atingiu as expectativas, principalmente com a importante participação da sociedade civil, do executivo e do legislativo para fortalecer o sistema.
“As políticas públicas são leis, são diretrizes construídas a quatro mãos. A gestão, os usuários, os trabalhadores e os prestadores, isso que move o SUS. A cidade de Santo Inácio está de parabéns, fizemos uma boa conferência. Nós temos que tratar da Saúde todo dia. A saúde é um bem comum, é um bem de todos”.
Durante o evento, foram debatidos em coletividade quatro eixos temáticos:
I – O Brasil Que Temos. O Brasil Que Queremos;
Ii – O Papel Do Controle Social e dos Movimentos Sociais Para Salvar Vidas;
Iii – Garantir Direitos E Defender O Sus, A Vida e a Democracia;
Iv - Amanhã Será Outro Dia Para Todos, Todas.
As decisões tomadas visam auxiliar na construção do Plano Municipal de Saúde e suas respectivas revisões/adequações.
O evento contou com a participação das autoridades locais, dos profissionais de Saúde do município, representantes do Conselho Municipal de Saúde e munícipes.
Fonte: Por Ingrid Tomimitsu