Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Paran? registra cinco novas mortes causadas por gripe...

Quarta-feira, 10 de julho de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:58:29 | Visualizada 126 vezes


Ouvir matéria

O governo do Estado divulgou nessa segunda-feira que cinco novas mortes por gripe foram registradas no Paraná. Elas aconteceram nos municípios de Curitiba (2), Telêmaco Borba, Alto Paraná e Bom Sucesso. De acordo com a análise dos prontuários dos pacientes, dois tinham doenças crônicas (comorbidades), o que podem ter contribuído para os óbitos.

Das 24 mortes registradas neste ano, 16 dos pacientes tinham doenças crônicas. Apesar das mortes, o relatório mostra que o Paraná registra uma queda de 16% no número de casos pela doença em relação ao ano passado. Desde janeiro até esta segunda-feira (8) foram confirmados 642 casos, contra 770 no mesmo período de 2012.

Também houve uma mudança no comportamento do vírus da gripe (Influenza) no Estado. Enquanto em 2012, o período mais crítico da doença foi a partir da primeira quinzena de junho, neste ano os casos começaram a aumentar mais cedo, na segunda quinzena de abril.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, os dados justificam ainda mais o posicionamento do Paraná que defende a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe. Neste ano, o Ministério da Saúde atendeu ao pedido do Governo do Paraná e iniciou a campanha três semanas mais cedo.

"Para o ano que vem, além de uma antecipação ainda maior, também reforçamos o pedido para que as pessoas dos grupos de risco busquem a vacina ainda durante o período da campanha. Hoje, dois meses após o final da campanha, ainda há municípios com saldo de vacinas", destacou.

A Secretaria da Saúde está orientando os municípios que ainda tiverem vacinas remanescentes para que continuem imunizando os grupos de risco. Além disso, as equipes de saúde devem realizar a busca ativa das pessoas com direito a vacina, se possível indo de casa a casa. "O principal foco são as crianças (menores de 2 anos), os idosos e os portadores de doenças crônicas", disse o superintendente.

Vírus

Outro dado relevante diz respeito à predominância da circulação do vírus Influenza A H1N1 em todo o Paraná. O vírus, responsável por 310 casos neste ano, representou a maior parte dos casos durante a pandemia de 2009.

Em contrapartida, foi constatado um crescimento no número de casos por Influenza B, principalmente na região norte do Estado. Já o vírus Influenza A H3N2 apresenta retração em 2013.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também