Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Expans?o do com?rcio no Paran? ? a maior do Sul...

Sexta-feira, 12 de julho de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:58:29 | Visualizada 108 vezes


Ouvir matéria

O faturamento real (descontada a inflação) do comércio varejista do Paraná cresceu 7,6%, em maio de 2013, em comparação a maio de 2012, expansão acima da média do País, 4,4%, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice refere-se ao faturamento na definição ampliada, que além do varejo contempla as atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção.


A performance do Estado foi a melhor entre os Estados do Sul, ancorada pelo crescimento nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (22,3%), veículos, motocicletas, partes e peças (15,4%), combustíveis e lubrificantes (9,4%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (9,3%), artigos de uso pessoal e doméstico (9,1%) e artigos farmacêuticos e de perfumaria (7%).


No índice acumulado nos cinco primeiros meses de 2013, o comércio regional também apresentou o melhor desempenho entre os Estados do Sul e Sudeste do País, com aceleração de 8,4% das vendas reais, frente à ampliação de 5%, para o Brasil. O índice é resultado da maior comercialização de veículos, motocicletas, partes e peças (16,5%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (10,2%), combustíveis e lubrificantes (10,1%), artigos de uso pessoal e doméstico (9,3%) e material de construção (7,4%).


No indicador acumulado em doze meses, encerrados em maio de 2013, as vendas reais do comércio varejista paranaense superaram a média do País, com incremento de 8,4%, frente ao avanço de 7,6% na média nacional. Foi o segundo melhor desempenho entre os Estados do Sul e Sudeste, atrás apenas do Rio Grande do Sul (8,8%). As principais contribuições positivas vieram dos segmentos de artigos de uso pessoal e doméstico (15%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (14,7%), veículos, motocicletas, partes e peças (14,5%) e combustíveis e lubrificantes (10,4%).


Na mensuração restrita, que não considera os ramos de veículos, motos e material de construção, o volume de vendas no Paraná registrou aumento de 4,1% no mês de maio, 3,4% no acumulado dos cinco primeiros meses e 5,7% em doze meses (terminados em maio). No Brasil, o faturamento comercial mostrou variação de 4,5% no mês, 3,3% no ano e 6,1% em doze meses.


A economista do Ipardes Ana Sílvia Martins Franco explica que a expansão registrada pelo comércio do Estado denota a maior disponibilidade de renda da população, traduzida pelo bom desempenho do agronegócio, aliado ao aquecimento do mercado de trabalho regional, que segue gerando empregos mais nobres (com maiores rendimentos), especialmente, no interior do Estado. Além disso, o salário médio da Região Metropolitana de Curitiba está enquadrado entre os mais altos do País.

 Veja Também