Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

F?bio Camargo toma posse como conselheiro do Tribunal de Contas...

Terça-feira, 23 de julho de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:57:21 | Visualizada 126 vezes


Ouvir matéria

Posse ocorreu na tarde desta segunda-feira (22), em Curitiba.
Ex-deputado foi eleito no dia 15 em pleito realizado na Assembleia.

O ex-deputado Fábio Camargo (PTB) foi empossado como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) na tarde desta segunda-feira (22). Ele foi eleito para o cargo no dia 15 de julho, com 27 votos dos 52 parlamentares que participaram da eleição realizada na Assembleia Legislativa (Alep). Camargo formalizou a renúncia ao mandato de parlamentar um dia após a eleição para o cargo de conselheiro.

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná, Clayton Camargo, pai de Fábio Camargo, acompanhou a cerimônia e vestiu pela primeira vez a toga de conselheiro do TCE no filho. A esposa e os filhos do ex-deputado também estavam presentes.

Camargo será responsável pelo sexto grupo de Inspetoria de Controle Externo (ICE). No total, o Tribunal de Contas tem seis grupos de ICEs atuantes. A inspetoria de Fábio Camargo será responsável pela fiscalização dos seguintes órgãos estaduais: Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Sets), Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Procuradoria Geral do Estado do Paranpa (PGE).

De acordo com o TCE-PR, Camargo terá direito a 17 assessores, que são divididos em duas estruturas: gabinete e Inspetoria de Controle Externo. Ele já começa a atuar no cargo logo após a posse.

Candidatos
O deputado Plauto Miró (DEM), o outro político que estava na disputa, recebeu 22 votos. Além dos deputados, também concorriam ao cargo 38 profissionais, desde advogados, técnicos do TCE-PR e professores. Apesar da diversidade do perfil dos postulantes, desde o início, era conhecido o favoritismo de um deputado para cargo. O pleito ocorreu de forma secreta, por determinação constitucional.

Logo após do anúncio da vitória de Camargo, o então deputado afirmou ao G1 que a conquista “foi uma vitória suada, conquistada, respeitosa”.

Pedido de suspensão
Na sexta-feira (19), um pedido de liminar para suspender a eleição de Camargo foi protocolado na Justiça. O documento, de autoria do autor do ex-vereador de Castro, município da região dos Campos Gerais do Paraná, Edson Benedito Teixieira Strickert, pedia a realização de um segundo turno. Porém, a liminar não foi concedida pelo juiz que analisou o caso.

Por meio de uma ação popular, Strickert alega que o Regimento da Assembleia menciona que será considerado eleito, em primeiro turno, o candidato que receber metade mais um dos votos dos deputados presentes. Segundo a liminar impetrada, como 54 deputados participaram da eleição, para ser vencedor o candidato precisaria de 28 votos.

Impugnações
Durante o processo eletivo foram apresentados três pedidos de impugnação à candidatura de Camargo. Todos foram rejeitados pela Comissão Especial que analisou as candidaturas ao Conselho TCE-PR.

Investigações
Camargo foi eleito em um cenário de denúncias. Existe a suspeita de que o pai dele, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ) Paraná, Clayton Camargo,  tenha agido para beneficiar o filho na eleição para o TCE-PR. A corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu procedimento para investigar se Clayton Camargo praticou de tráfico de influencia. Fábio Camargo contestou as suspeitas. Em nota, negou que o pai tenha interferido no processo da eleição do TCE-PR, e disse que se submeteu ao crivo dos colegas deputados nas mesmas condições dos concorrentes.

Outra investigação envolvendo o nome de Fábio Camargo tramita no Ministério Público. O deputado é investigado pela contratação do jornalista José Diniz, nomeado em maio de 2012, para um cargo em comissão na Assembleia Legislativa. Apesar de ser empregado do gabinete de Camargo, ele trabalha no programa de televisão do deputado na Rede CNT. O deputado afirmou que o funcionário o jornalista trabalha todos os dias, das 9h às 18h, como agente político.


 Galeria de Fotos

 Veja Também