Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Programa Mais M?dicos tem ades?o de 24 munic?pios da regi?o de Maring?...

Quinta-feira, 25 de julho de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:57:21 | Visualizada 119 vezes


Ouvir matéria

Faltando um dia para o fim do prazo, 24 municípios da região de Maringá já se inscreveram no programa Mais Médicos do governo federal. No Paraná, o número de inscritos chega a 208, o equivalente a 47% das cidades do estado. Desse total, 27 estão nas regiões paranaenses de maior vulnerabilidade social e consideradas prioritárias. No Brasil todo, 2.552 municípios aderiram ao programa.

Os municípios da região de Maringá que aderiram o programa até esta quarta-feira (24) são: Ângulo, Astorga, Cianorte, Doutor Camargo, Engenheiro Beltrão, Floresta, Flórida, Ibiporã, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Kaloré, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Munhoz de Mello, Nova Esperança, Paiçandu, Paranacity, Paranavaí, Tamboara, Tapejara, Umuarama e Uniflor. As inscrições seguem abertas até 0h nesta quinta-feira (25) pelo site www.saude.gov.br.

Lançado pela presidente Dilma Rousseff em 8 de julho, o programa faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.

"Com este programa estamos enfrentando um dos grandes desafios da saúde pública brasileira, que é levar mais médicos para perto da população, especialmente para as regiões onde faltam profissionais. Sabemos que um médico junto da população faz diferença. Além disso, estamos fortalecendo a atenção básica, que é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde sem a necessidade de recorrer a um hospital", esclarece o ministro, Alexandre Padilha.

O programa Mais Médicos é um estímulo para a ida de médicos para os municípios do interior e para as periferias das grandes cidades, onde é maior a carência por este serviço. O Brasil tem oferta desta mão-de-obra menor que países como Argentina, México, Inglaterra, Portugal e Espanha.

Cronograma

O Ministério da Saúde vai divulgar na próxima sexta-feira (26) o total de vagas existentes em cada cidade inscrita. E, até o dia 28, os médicos brasileiros que aderiram ao programa poderão escolher os municípios onde querem atuar pelo site www.saude.gov.br.

Em 1º de agosto será divulgada a relação de profissionais com registro profissional no Brasil que terão de homologar a participação e assinar um termo de compromisso até 3 de agosto. Dois dias depois, as escolhas serão validadas no Diário Oficial da União. As vagas remanescentes serão divulgadas em 6 de agosto. O processo de escolha nesta segunda etapa vai até 8 do mesmo mês e os resultados serão publicados em 13 de agosto.

Os profissionais que atuarão no programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa. Os municípios ficarão responsáveis por garantir moradia e alimentação aos médicos, além de ter de acessar recursos do ministério para construção, reforma e ampliação das unidades básicas.

A prioridade nas vagas será de médicos brasileiros, e somente as que não forem preenchidas serão oferecidas aos estrangeiros.

Fonte: Odiario.com

 Veja Também