Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Balan?o do Simepar mostra que neve caiu em 26 cidades do Paran?...

Quinta-feira, 25 de julho de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:57:12 | Visualizada 138 vezes


Ouvir matéria

Número de municípios pode mudar conforme o surgimento de novos relatos.
Na região de Guarapuava, houve o maior acúmulo de neve.

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou na noite desta terça-feira (23) que nevou em 26 cidades do Paraná. Em outras 19, houve registro de chuva congelada. De acordo o Simepar, esses números podem mudar, caso surjam registros e relatos de moradores de outros municípios.

A neve pode ser vista por moradores de Antônio Olinto, Araucária, Carambeí, Cantagalo, Campo Largo, Campo Magro, Curitiba, Cruz Machado, Fazenda Rio Grande, General Carneiro, Goioxim, Guarapuava, Itaperuçu, Irati, Lapa, Mallet, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Vitória, Palmas, Paula Freitas, Pinhão, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, São José dos Pinhais e União da Vitória.

Entusiasmado, Lourenço Paulo Dalposso, 46 anos, que mora em Guarapuava, contou que nunca tinha visto algo similar. “É a primeira vez que vejo. Mesmo sendo nascido em Guarapuava e sempre morar aqui, a gente nunca presenciou uma neve nesta intensidade. Meus pais, que já passaram outros invernos, ficaram admirados”, disse.

A família de Lourenço não perdeu a oportunidade de fazer um boneco de neve. O volume de neve foi tanto, que o boneco ficou maior do que Lourenço, que tem 1,84m de altura.

Ele conta que antes da neve, o frio estava suportável. “Agora, está mais frio do que na hora que nevou”, lembrou.

A cidade de Guarapuava foi a que registrou o maior volume de neve. Apesar de proporcionar alegria para os moradores, também causou transtornos, com acidentes, destelhamentos, bloqueios de estradas, atrasos de ônibus e mortes. Os trilhos do Terminal da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste) ficaram cobertos de neve. A empresa afirmou que um caminhão de linha serviu de batedor, indo na frente do trem, para verificar as condições dos trilhos.

á a chuva congelada em Assis Chateaubriand, Apucarana, Cascavel, Colombo, Cambira, Cafelândia, Clevelândia, Faxinal, Foz do Iguaçu, Goioêre, Jaguariaíva, Maripá, Maringá, Ortigueira, Palotina, Pato Branco, Quatro Barras, Toledo e Tibagi.

Temperatura abaixo de zero
Apesar de não haver previsão de mais neve para o estado, as temperaturas seguiram baixas nesta quarta-feira (24). Inclusive, há possibilidade de geada forte em quase todo o estado. Apenas o litoral deve escapar.

A mínima vai ser de -4°C graus e máxima de 11°C em Curitiba. Em Guarapuava, a previsão é de -6°C, assim como em Ponta grossa.

 


 Galeria de Fotos

 Veja Também