Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

UEM decreta luto de tr?s dias por morte de Dom Jaime, primeiro arcebispo de Maring?....

Terça-feira, 06 de agosto de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:56:45 | Visualizada 124 vezes


Ouvir matéria

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) decretou luto de três dias pela morte do arcebispo emérito de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, ocorrida na madrugada de segunda-feira (5).

Primeiro arcebispo de Maringá, Dom Jaime desempenhou um papel importante na criação da UEM, que originou-se da junção das faculdades de Ciências Econômicas, de Direito, de Filosofia, Ciências e Letras e do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas. Dessas instituições, a primeira a ser criada foi a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá, e a escolha do curso teve a influência direta de Dom Jaime.

O próprio arcebispo emérito contou, em entrevista concedida em 2005 ao Jornal da UEM, que o então deputado estadual Néo Alves Martins o procurou para sugerir a implantação de um curso de Direito. No entanto, Dom Jaime argumentou que Economia atenderia melhor às necessidades imediatas de um município em franco crescimento. Assim, em 1960, foi implantada a faculdade de Economia, com Dom Jaime como o primeiro diretor. Na data de inauguração, o arcebispo fez questão da presença do governador Moysés Lupion. Para atender a vontade do arcebispo, Lupion, que estava em Paranaguá (a 521 quilômetros de Maringá) , alterou a rota e veio à Cidade Canção a tempo para a criação daquele que seria primeiro curso superior do município e também o embrião da atual Universidade Estadual de Maringá.

Com a criação das demais faculdades, em 1967, as conversas em torno da fusão já começavam a tomar corpo. Em fevereiro de 1969, poucos dias após a posse do prefeito Adriano Valente, foi criado o Grupo de Trabalho para a Implantação da Universidade, tendo Dom Jaime como um dos mais influentes membros que trabalharam para a concretização da UEM.

Dom Jaime várias homenagens da instituição. Em 1980, o então reitor Neumar Adélio Godoy (1978-1982) agraciou, formalmente, Dom Jaime Luiz Coelho com o título de Professor Honoris Causa da UEM. Nos aniversários de 35 e 40 anos da Instituição, Dom Jaime recebeu placas comemorativas. E no ano do jubileu de ouro do curso de Economia, em 2011, houve uma liturgia em homenagem ao arcebispo, pela importância que teve na escolha do curso.

A vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, destacou o papel fundamental de Dom Jaime na história da Universidade. "Ele usou seu poder de convencimento para mostrar às autoridades da época a importância da criação da UEM para o progresso da cidade e região", frisou a vice-reitora, lembrando que o arcebispo foi muito além do pastor. "Ele viveu intensamente a política da cidade, participando ativamente de todos os momentos que marcaram o desenvolvimento de Maringá". Segundo o reitor Júlio Santiago Prates Filho, Dom Jaime foi "um verdadeiro pioneiro. Sem dúvida Maringá, a região e o Paraná se beneficiaram muito das ideias do arcebispo, que estavam sempre à frente de seu tempo".

 

 Veja Também