Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Medicamento de ?ltima gera??o para combate ao c?ncer ser? produzido no Paran?...

Terça-feira, 06 de agosto de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:56:45 | Visualizada 131 vezes


Ouvir matéria

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai produzir o medicamento biológico Bevacizumabe, de última geração para o combate ao câncer e a degeneração macular (perda de visão) relativa à idade. O produto usa o princípio ativo do Avastin, da Roche, cuja patente expirou em 2012. A produção do medicamento no Paraná foi concretizada durante viagem de uma missão do Tecpar à Rússia, com o propósito de acertar os detalhes do acordo de cooperação firmado entre o instituto e a Biocad Brazil.

Os encontros entre as duas partes aconteceram em duas cidades da Rússia - São Petersburgo e Moscou - com visitas às instalações da Biocad, uma companhia russa de biotecnologia, cujo foco é a pesquisa, o desenvolvimento, a produção, a inovação e a comercialização de produtos farmacêuticos de origem biológica. Esses contatos serviram para iniciar um cronograma de transferência de tecnologia, desde a capacitação de pessoal até atingir a produção no laboratório do Tecpar, a ser instalado no parque tecnológico de Maringá.

"O Tecpar passa agora para um novo estágio em sua história. Conhecido e respeitado pelo desenvolvimento e produção de imunobiológicos, agora passa também a integrar o rol dos produtores de biológicos de última geração. É um grande desafio que teremos pela frente, contribuindo para melhorar a saúde pública no país" ¿ comenta Júlio Felix, diretor-presidente do Tecpar, que integrou a missão paranaense à Rússia.

A parceria entre o Tecpar e a Biocad Brazil já havia sido formalizada em reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, no mês de junho. Na ocasião, diretores do Tecpar apresentaram ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o projeto elaborado entre os parceiros, conforme demanda do próprio órgão federal, a partir dos primeiros contatos de apresentação para a possibilidade de um trabalho conjunto entre as partes, que segue o modelo de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

A Parceria para o Desenvolvimento Produtivo tem por finalidade reduzir o tempo de desenvolvimento de novos produtos, valendo-se de transferência de tecnologia do processo produtivo de medicamentos estratégicos que já estão desenvolvidos pela iniciativa privada. O prazo determinado para uma PDP é de cinco anos, período durante o qual o produto deve ter sido registrado no Brasil enquanto todas suas etapas produtivas também devem estar sendo realizadas no país.

Pelo prazo oficial do compromisso firmado entre o Tecpar e a Biocad, em 2017 os primeiros produtos do novo laboratório a ser instalado começarão a ser entregues.

Ministério

Nessa terça-feira (06), os componentes da delegação que esteve na viagem oficial à Rússia estão em Brasília, em audiência com o ministro Marco Antonio Raupp, da Ciência, Tecnologia e Inovação. No encontro haverá uma prestação de contas, com os resultados dos diversos itens da programação oficial da missão paranaense nos cinco dias de agenda em território russo.

Biológicos

Os produtos biológicos são mais eficazes em relação aos medicamentos tradicionais de síntese química, aumentando as possibilidades de sucesso no tratamento, principalmente para doenças crônicas. Eles são feitos a partir de material vivo e manufaturados, por meio de processos que envolvem medicina personalizada e biologia molecular.

Atualmente os biológicos consomem 43% dos recursos do Ministério da Saúde com medicamentos, cerca de R$ 4 bilhões por ano, apesar de representarem 5% da quantidade adquirida.

O Brasil já produz hoje, via transferência de tecnologia, 14 biológicos para doenças como hemofilia, esclerose múltipla, artrite reumatoide e diabetes. Até 2017, de acordo com o Ministério, estes produtos terão fabricação 100% nacional

 

 Veja Também