Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

PF faz opera??o para combater desvio de verbas da educa??o no Paran?....

Quinta-feira, 08 de agosto de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:56:39 | Visualizada 136 vezes


Ouvir matéria

Quadrilha é suspeita de desviar cerca de R$ 6,6 milhões do IFPR.
Mandados serão cumpridos em Curitiba, Cascavel e em 2 cidades de SP.

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União, realiza, desde o início da madrugada desta quinta-feira (8), uma operação para combater uma quadrilha suspeita de desviar recursos públicos avaliados em cerca de R$ 6,6 milhões destinados à educação técnica do Paraná. A ação foi batizada de "Sinapse".

De acordo com as investigações, que começaram em 2012, o dinheiro era desviado do setor de ensino à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR).

Ao todo, serão cumpridos 18 mandados de prisão, três deles contra funcionários públicos do Instituto, 10 mandados de condução coercitiva, e 43 de busca e apreensão em Curitiba, Cascavel, no oeste do estado, e em São Carlos e Sorocaba, em São Paulo. Dois servidores também foram afastados das funções.

Ainda segundo a PF, o grupo atuava por meio de termos de parceria firmados entre o IFPR e duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs. Além disso, eles também são suspeitos de superfaturar projetos para cursos à distância e de aprovar, de maneira fraudulenta, integrantes da quadrilha em concursos públicos. A investigação aponta ainda que a quadrilha falsificava contratos e prestações de contas, e pagava propina a funcionários da autarquia federal e integrantes das OSCIPs.

Entre os crimes cometidos estão formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, estelionato e crimes da lei de licitações.

 

 

 

Fonte: G1 maringá

 Galeria de Fotos

 Veja Também