Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Laborat?rio de F?sica Nuclear da UEL restaura obra permanente do Masp....

Quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:55:05 | Visualizada 307 vezes


Ouvir matéria

A pintura ‘Moema‘ voltará a ser exposta nesta quinta-feira (19), em SP.
Análise visual e artística da imagem foi feita por técnicas atômico-nucleares.

A pintura “Moema”, do brasileiro Victor Meirelles, terá exibição pública especial no Museu de Arte de São Paulo (Masp) a partir desta quinta-feira (19), após um processo de restauração que começou em julho de 2012. O trabalho contou com o trabalho de uma equipe multidisciplinar envolvendo restauradores, historiadores, cientistas e museólogos, acompanhado pela responsável pelo departamento de Conservadoria e Restauração do Masp, Karen Barbosa. A restauração teve o apoio do Laboratório de Física Nuclear Aplicada (LFNA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, que levou equipamentos até o museu para fazer um trabalho de documentação científica, realizado através de análise visual e artística da imagem e dos pigmentos, por meio de técnicas atômico-nucleares que não interferem na obra.

A obra, que faz parte do acervo permanente do Masp, ficará exposta até domingo (22), quando se encerra a exposição Romantismo – A Arte do Entusiasmo, que ficou em cartaz por três anos. Depois disso, “Moema” será guardada e volta a ser exibida a partir do dia 24 de outubro, integrando a nova exposição de acervo do museu.

O professor apontou que a análise foi realizada antes e depois da decapagem da obra, ou seja, da retirada do verniz do quadro. Equipamentos portáteis foram levados até o museu para que as análises pudessem ser realizadas através de métodos como Fluorescência de Raio-X e de Espectroscopia Raman. Essas metodologias permitem analisar a informação química e estrutural de quase qualquer material, permitindo assim sua identificação, assim como a verificação de pigmentos originais e não originais da obra.

“Conseguimos identificar as regiões da obra que contam com os pigmentos originais e também os pontos onde já passaram por alguma restauração”, explicou. Appoloni destacou que o processo desenvolvido pelos físicos segue protocolo internacional de documentação, e que a análise feita permanecerá juntamente com a documentação histórica da obra. “Essa documentação científica auxiliará diretamente em futuras restaurações que venham a ser realizadas pelo Masp, assim como auxiliou nesta restauração”, disse o professor. Um livro bilíngue, narrando o trabalho desenvolvido na obra “Moema” foi lançado nesta quarta-feira (18), em uma cerimônia para convidados na qual a obra foi reapresentada.

Além do professor Appoloni, a equipe do LFNA contou com o professor Fábio Lopes e o estudante de pós-graduação Madson Bruno.

Trabalho pioneiro
O Laboratório de Física Nuclear Aplicada da UEL é pioneiro no Brasil na realização de protocolos para restauro de obras de museus de arqueologia e de arte. O trabalho teve início em 1994, com equipamentos fixos, e foi ampliado em 2003, com a aquisição de aparelhos portáteis. “Desta forma, podemos ir até os museus e verificar obras que não poderiam sair do local”, explicou Appoloni. Além da UEL, somente a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam este tipo de análise..

A pintura
O quadro “Moema” é uma obra de Victor Meirelles, pintor catarinense que ficou conhecido por pinturas religiosas. A pintura data de 1866, auge do Romantismo no Brasil, e é considerada uma obra-prima do Século XIX. De acordo com o Masp, a obra é uma das mais requisitadas para empréstimo pelo museu, devido à importância no contexto da história da arte no Brasil.

O personagem central da obra de Meirelles é uma índia que é abandonada após nadar ao encontro da nau de seu amante português e tem seu corpo devolvido ao continente pelas vagas do mar. A pintura mostra exatamente o corpo da índia, já sem vida, em uma praia brasileira.

Serviço - Exposição Romantismo – A Arte do Entusiasmo

Local: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Avenida Paulista, 1578 - São Paulo (SP).
Data: 19 a 22 de setembro de 2013.
Horário: quinta-feira (19), das 10h às 20h; sexta a domingo, das 10h às 18h.
Entrada: R$ 15; estudantes, professores e aposentados com comprovante pagam R$ 7.

 

 

Fonte: G1 MARINGÁ

 Galeria de Fotos

 Veja Também