Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Safra leva Paran? a rever infraestrutura...

Sexta-feira, 01 de novembro de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:54:12 | Visualizada 316 vezes


Ouvir matéria

Faltam armazéns para um quarto da superprodução de grãos no país, mostram especialistas em rodada de palestras da Gazeta do Povo

O Paraná vai rever a partir de hoje os investimentos em armazenagem e escoamento da safra de grãos – que promete novo salto – em uma rodada de debates do Agronegócio Gazeta do Povo. A primeira das cinco edições do evento será nesta manhã, em Ponta Grossa, uma das regiões mais bem servidas do país em silos, rodovias e ferrovias, mas que também se depara com a necessidade de novos investimentos.

A escassez de espaço nos armazéns e a sobrecarga no escoamento da soja e do milho vão pautar a discussão de produtores, técnicos e empresários na Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Ponta Grossa.

 

Contexto

 

A explosão na produção de grãos sobrecarrega os portos e faz o Brasil recuar à década de 1980 em relação à disponibilidade de armazéns. O investimento contínuo em silos não acompanhou o crescimento do cultivo de soja e milho, pautado na demanda internacional, mostram os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A colheita nacional pode chegar a 200 milhões de toneladas, 50 milhões acima da capacidade estática dos armazéns.

 

Palestras

 

A viabilidade dos novos armazéns é o assunto da palestra do professor de pós-graduação e técnico da Companhia Nacional de Abastecimento Eugênio Stefanelo. A nova estratégia do Porto de Paranaguá será apresentada pelo superintendente dos portos do estado, Luiz Henrique Dividino. A tendência de aumento na produção e suas implicações ficam a cargo de Giovani Ferreira, coordenador do Agronegócio Gazeta do Povo.

 

Os palestrantes vão apresentar esses temas também em Cascavel (dia 18/11), Londrina (02/12), Maringá (02/12) e Curitiba (12/12). Em cada edição, um representante do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai detalhar a ampliação do crédito para construção de armazéns, que conta com R$ 25 bilhões até 2018.


Fonte: Gazeta-maringá

 Galeria de Fotos

 Veja Também