Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Nasa lan?ar? sonda para estudar perda de atmosfera de Marte...

Segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:53:58 | Visualizada 316 vezes


Ouvir matéria

Especialistas acreditam que o planeta vermelho já contou com uma espessa camada de gases, que dava as condições para a existência de água em estado líquido na superfície

A Agência Espacial Americana (Nasa) deverá lançar a sonda Maven na tarde desta segunda-feira (18). A Nasa quer analisar a atmosfera de Marte e tentar entender como ela perdeu densidade. O acionamento do foguete Atlas 5 está previsto para ocorrer entre 14h28 e 16h28, horário de Brasília.

 

Para chegar a Marte, a sonda deverá viajar por dez meses, após 53 minutos de voo do foguete Atlas 5. Estão previstas quatro manobras de correção de trajetória para que a Maven entre em órbita no exato local planejado pela Nasa. Esta missão foi orçada em US$ 671 milhões.

 

Especialistas acreditam que o planeta vermelho já contou com uma espessa camada de gases, que dava as condições para a existência de água em estado líquido na superfície. Atualmente, a pressão do ar muito baixa para que isso ocorra, equivale cerca de 1% da pressão na Terra.

 

Além de extremamente fina, a atmosfera de Marte é composta principalmente de dióxido de carbono. Mas seu relevo mantém canais que foram cortados por água corrente, que são evidências de que o planeta tinha água corrente e possuía atmosfera mais densa.

 

Nesta missão, cientistas pretendem entender como ocorreu a perda da atmosfera. Parte do ar teria reagido com os minerais da superfície, mas a explicação mais provável aponta para o vento solar. Diferentemente da Terra, o planeta vermelho não tem um campo magnético, que serve como um escudo de proteção contra os "ataques" da estrela.

 

Por causa de sua trajetória, mais direta, a sonda americana deverá chegar primeiro em Marte do que a missão Mangalyaan, da Índia, que foi lançada antes.

 

Fonte: GAZETA-MARINGÁ

 Veja Também