Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Mais de 20% dos estudantes do PR est?o acima do peso, diz pesquisa...

Quarta-feira, 04 de dezembro de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:53:39 | Visualizada 305 vezes


Ouvir matéria

Pesquisa foi realizada com alunos entre 12 e 18 anos durante um ano. 
6,8% dos estudantes foram apontados pelo estudo como obesos.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) constatou que 22,8% dos estudantes paranaenses estão acima do peso. O estudo foi feito com alunos de escolas públicas entre 12 e 18 anos durante 12 meses. No total, foram analisadas as amostras de 17 mil alunos de 361 escolas em 94 municípios de todos os 32 núcleos regionais de educação.

Do total de estudantes avaliados, 16% apresentaram índices de sobrepeso, 4,3% estavam com baixo peso e 6,8% foram apontados como obesos. A maior parte deles mora na Região Metropolitana, segundo os dados levantados. A pesquisa também apontou a média de sobrepeso entre as capitais brasileiras, que é de 24,1%.

O consumo de refrigerante é um dos principais fatores que contribuiu para o aumento de peso dos alunos. De acordo com a pesquisa, 94% dos estudantes avaliados afirmaram consumir diariamente a bebida. Frutas são consumidas por aproximadamente 30% deles. Já as hortaliças, por 36%. Vinte e quatro por cento dos alunos declararam consumir frituras todos os dias.

“As taxas de sobrepeso são responsáveis por doenças graves. Os números da pesquisa revelaram que estamos caminhando para uma população doente, com sérios riscos de ter diabetes, cardiopatias ou doenças articulares. Antes disso acontecer vamos tomar as medidas necessárias e iniciar o trabalho de conscientização junto aos alunos, pais e professores”, declara o secretário estadual de esporte, Evandro Roman.

A questão cultural em determinadas regiões contribuiu para os números elevados, garante Roman. “O Paraná é um estado que mantém bolsões culturais, como a colonização de etnias que ainda mantêm certo sedentarismo e com alto consumo de gordura animal e carboidratos. Em outros aspectos, vimos também que alguns pais saem muito cedo para trabalhar e voltam tarde para casa. Eles acabam optando por deixar alimentos de fácil acesso para os filhos comerem em casa, como salgadinhos, refrigerante e biscoitos recheados, depois que voltam da escola”, afirma.

Esporte preferido
A pesquisa também revelou que o futebol é o esporte preferido dos estudantes. A modalidade esportiva lidera a lista com a preferência de 69,3% dos homens e 29,1% das mulheres. O voleibol é  praticado por 41,4% das meninas e 32,1% dos meninos. Nos esportes individuais, a pesquisa revelou que a natação é praticada por 19,6% dos alunos e por 16% das alunas. Lutas, atletismo e tênis de campo, respectivamente, também estão de preferência dos estudantes.

 

 

 Veja Também