Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Pilotos amea?am come?ar paralisa??o na sexta-feira...

Sábado, 14 de dezembro de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:52:17 | Visualizada 225 vezes


Ouvir matéria

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), entidade que representa pilotos e comissários, aprovou ontem um indicativo de greve para a próxima sexta-feira, dia 20. Os trabalhadores farão nova reunião na quinta-feira,19, para confirmar se vão interromper as atividades.

 

A indicação de greve ocorre porque as empresas e os trabalhadores não chegaram a um acordo sobre o dissídio da categoria. A proposta das empresas é de corrigir os salários pela variação do INPC, acumulado em 5,58% nos últimos 12 meses até novembro. Para trabalhadores que possuem piso salarial, o reajuste seria de 7%. Estão nesta situação auxiliares de serviços gerais, auxiliares de mecânica, operadores de equipamentos, agentes de proteção, entre outros. “Para um auxiliar de serviços gerais, cujo piso é de pouco mais de R$ 900, esse porcentual de reajuste não é nada. Levantamos da mesa. Assim não tem conversa”, disse, na quarta-feira Selma Balbino, do Sindicato Nacional dos Aeroviários. Os trabalhadores reivindicam um reajuste de 8%, segundo o presidente do SNA, Marcelo Ceriotti.

 

Se confirmada, a paralisação ocorrerá no dia em que muitas empresas entram em férias coletivas para as festas de fim de ano, uma época de alta temporada para a aviação. A data-base das categorias de aeronautas e aeroviários é 1º de dezembro.

 

As duas partes vêm tentando negociar há semanas. Na quarta-feira, uma reunião entre aéreas e sindicatos já havia terminado sem acordo. O encontro envolveu representantes das companhias aéreas e de seis sindicatos de aeronautas e aeroviários ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A decisão de ontem foi confirmada por assembleias em diversas cidades.

 Veja Também