Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Mercado aguarda novo aperto no quadro de oferta e demanda da soja nos EUA...

Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Última Modificação: 09/06/2020 16:51:13 | Visualizada 287 vezes


Ouvir matéria

O relatório de oferta e demanda mundial de grãos que será divulgado amanhã pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) deve apertar ainda mais o quadro da soja no país. É o que revela uma pesquisa realizada por agências internacionais com analistas de mercado. Os norte-americanos devem terminar o ciclo 2013/14, em agosto deste ano, com reservas em torno de 3,9 milhões de toneladas do produto. O volume é quase o mesmo do final da temporada passada, que refletia uma das piores quebras de safra sofrida pelos EUA por causa da seca. Ou seja, o número atual está equiparado a um dos estoques finais mais baixos da história do país. No mês passado, o órgão calculava que as reservas seriam de 4 milhões de toneladas.

Se forem considerados os números atuais referentes às vendas externas e o volume que será destinado para o mercado interno norte-americano, o quadro fica ainda mais crítico. Os estoques finais cairiam para 2,6 milhões de toneladas, quando o mínimo aceitável trabalhado pelo mercado é de 3,4 milhões de toneladas. O cenário atual sinaliza que o país, maior produtor e exportador mundial, tende a importar novamente navios de soja para se reequilibrar.

Consumo

17 dias é quanto duram os estoques atuais de soja dos Estados Unidos. Caso as projeções atuais de oferta e demanda do país sejam cumpridas, as reservas do produto seriam suficientes para 10 dias de consumo.

 
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também