Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Richa anuncia a troca de oito secret?rios...

Terça-feira, 01 de abril de 2014

Última Modificação: 09/06/2020 16:50:15 | Visualizada 235 vezes


Ouvir matéria

Eles vão disputar as eleições de outubro e teriam de deixar o cargo até sábado. Maioria dos substitutos é ligada aos antigos comandantes das pastas

 

O governador Beto Richa (PSDB) anunciou ontem a troca de oito secretários que vão disputar as eleições de outubro. Apesar de afastados do cargo, a maioria deles deixa no lugar um braço direito e, na prática, vai continuar inteirado sobre tudo o que se passa na secretaria que comandava. Também deixam o Executivo seis diretores e chefes de órgãos estaduais. Pela lei eleitoral, quem pretende disputar as eleições de outubro tem até o próximo sábado para se desincompatibilizar das funções no Executivo.

Secretário do Desenvol­vimento Urbano, Ratinho Jr. (PSC) vai reassumir o mandato de deputado federal. Em outubro, porém, ele deve concorrer à Assembleia Legislativa, com a intenção de puxar votos e eleger uma bancada expressiva do seu partido. Na secretaria, Ratinho será substituído pelo atual diretor-geral da pasta, João Carlos Ortega, que era chefe de gabinete dele na Câmara e coordenador estadual financeiro do PSC.

Ex-deputado federal, Ricardo Barros (PP) deixa a Secretaria da Indústria e Comércio para tentar retornar ao mandato parlamentar na Câmara. No seu lugar, assumirá o atual diretor-geral da pasta, Horácio Monteschio, que é presidente do PP de Curitiba.

Já Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que retomou o mandato de deputado estadual na semana passada para tentar a reeleição, foi substituído na Secretaria do Trabalho pelo diretor-geral da pasta, Amin Hannouche. O novo secretário já foi vereador e prefeito de Cornélio Procópio, uma das principais cidades da base eleitoral de Romanelli.

Na pasta do Meio Ambiente, o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB), que também vai buscar a reeleição, deixará o posto de secretário para Antonio Caetano de Paula Jr., atual diretor-geral da secretaria e ex-chefe de gabinete dele na Assembleia.

Evandro Rogério Roman (PSD), que deve disputar a primeira eleição na tentativa de chegar à Câmara Federal, sai da Secretaria de Esporte e Turismo e deixa o atual diretor-geral da pasta, Diego Gurgacz, no cargo. Antes de assumir o cargo no governo estadual, Roman era professor da Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel.

Por sua vez, Reinhold Stephanes (PSD) vai reassumir o mandato de deputado federal em busca da reeleição. A Casa Civil, que era comandada por ele, será incorporada à pasta de Governo, cujo secretário é Cezar Silvestri e continua no governo. Flávio Arns (PSDB) e Edson Casagrande (PSB), ambos sem mandato, vão deixar as pastas de Educação e Assuntos Estratégicos, respectivamente. Os dois devem disputar a Câmara ou a Assembleia.

Mais seis pessoas vão deixar o governo para disputar o pleito de outubro: Guto Silva (subchefe da Casa Civil); Márcio Fernandes Nunes (diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná); Paulo Rosenmann (diretor-administrativo da Ambiental Paraná Florestas); Omar Sabbag Filho (diretor-superintendente do Lactec); Rui Hara (coordenador-geral da Comec); e José Antonio Camargo (diretor-presidente da Comec). Ainda não há substitutos para essas vagas.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também