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Cidades da Copa seguem como canteiros de obras em dia de estreia...

Quinta-feira, 12 de junho de 2014

Última Modificação: 05/09/2018 14:38:48 | Visualizada 143 vezes


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Mundial começa com trabalhos de mobilidade sendo executados em todas as cidades-sede. Apenas 4% dos R$ 14 bilhões previstos para mobilidade urbana foram utilizados. Governo promete continuar investimentos após o Mundial

A Copa do Mundo chegou, mas a propagada de transformação do Brasil ainda não deu as caras. Sete anos após o anúncio de que o país seria a sede do evento e quatro anos após a publicação da Matriz de Responsabilidade, apenas oito das 60 intervenções de mobilidade urbana prometidas foram concluídas no prazo. Já os estádios estão prontos, graças a financiamentos públicos a perder de vista, fato que passa longe da promessa do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira de que essa seria a Copa da iniciativa privada.

 

Dos R$ 14 bilhões previstos inicialmente na Matriz de Responsabilidade para mobilidade urbana, os projetos entregues antes da Copa somam R$ 531 milhões, de acordo com dados do Portal da Transparência. Com o estouro de orçamentos e prazos, apenas 38 das 60 intervenções foram mantidas no PAC da Copa. Juntas, elas somam R$ 7 bilhões – dos quais 63% já estão contratados, o que na prática garante a entrega. Nessa lista entra o Veículo Leve sobre Pneus (VLT) de Cuiabá, obra que atingiu 50% e ficará escondida por tapumes durante o Mundial.

As intervenções que não foram concluídas a tempo continuarão financiadas no PAC da Copa graças a uma resolução do Senado de março de 2013. O texto excluiu dos limites de endividamento obras de mobilidade – mesmo as que não foram entregues para o torneio, desde que elas tenham começado até o dia 30 deste mês.

As obras que não começarem nesse prazo deverão buscar novas linhas de financiamento, caso do corredor metropolitano de Curitiba. Os 79 km de vias que ligariam sete municípios da Região Metropolitana foram orçados inicialmente em R$ 130 milhões – valor cinco vezes menor do que o calculado pelo último projeto da obra.

O cenário de atrasos na entrega do legado ajuda a explicar a polarização do apoio popular sobre a Copa, que foi vendida aos brasileiros em 2007 como uma oportunidade de transformação do país. Levantamento divulgado ontem pelo Paraná Pesquisas mostra que 49,8% dos curitibanos reprovam a realização da Copa na cidade – índice semelhante ao verificado nas demais cidades-sede.

A presidente Dilma Rous­­seff, inclusive, mudou o tom dos seus discursos sobre o Mundial no decorrer da preparação, deixando a exaltação do legado de lado para exaltar a força do futebol nacional.

Para Daniel Ferreira, especialista em Direito Público, criou-se uma expectativa mais alta do que se poderia entregar e esse cenário não é exclusivo da Copa do Mundo. “O país ainda não consegue cumprir planos curtos, imagine para um evento deste tamanho. Chegaram a mudar a lei para atender a essa demanda específica, com a criação do RDC [Regime Diferenciado de Contratação], mas isso apenas ressaltou a incapacidade dos entes públicos.”

Curitiba garante R$ 280 mi, mas abre mão de R$ 1 bi

Entre as 12 cidades-sede, Curitiba é a com a maior quantidade de projetos da Matriz de Responsabilidades concluídos antes da Copa do Mundo. No total, o município entregou cinco projetos que somam mais de R$ 280 milhões – além do investimento de mais de R$ 44 milhões no entorno da Arena, entre obras de infraestrutura e de estruturas complementares. Porém, a região de Curitiba deixou de receber investimentos na ordem de R$ 1 bilhão. Esse valor é puxado pelo projeto de R$ 700 milhões do Corredor Metropolitano, obra do governo estadual orçada inicialmente em R$ 130 milhões. Nessa conta também entram projetos da Avenida Cândido de Abreu e do Terminal Santa Cândida, que, apesar de ter sido mantido na Matriz, não será entregue neste mês. Outras obras chegaram a ser prometidas, mas não foram incluídas, como o Anel Viário Norte e a ciclovia da Avenida Visconde de Guarapuava.

 

 

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