Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

  O Acre é o estado do Brasil com m

Terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Última Modificação: 27/08/2018 18:54:51 | Visualizada 134 vezes


Ouvir matéria

 

O Acre é o estado do Brasil com maior incidência de dengue em janeiro deste ano, proporcionalmente à quantidade de habitantes, de acordo com o primeiro balanço do Ministério da Saúde, divulgado no sábado (7). Uma incidência de 338,3 casos por 100 mil habitantes.

Segundo o balanço, em janeiro de 2015, foram registrados 2.673 casos de dengue em todo o estado. Em comparação com o mesmo período do ano passado, em que ocorreu o registro de apenas 133 casos, houve um aumento de mais de 1.900%.

Os dados do Ministério da Saúde mostraram ainda que Cruzeiro do Sul, distante 648 km de Rio Branco, é a cidade do país que registrou mais casos de dengue em janeiro, um total de 2.305 casos da doença. Em relação à quantidade de moradores, Cruzeiro do Sul ocupa a quinta colocação no ranking nacional, ficando atrás apenas de Trabiju (SP), Iguatema (MG), São João do Caiuá (PR) e Guararapes (SP).

Ao G1, a responsável pela Vigilância Epidemiológica Estudual, Eliana Costa, afirmou que os principais criadouros do mosquito no Acre são as caixas d'água e depósitos no chão. "O problema ainda continua sendo as caixas d'água e depósitos de armazenamento de água a nível do solo. Isso é o que toda a equipe de saúde focam para que a população observe o seu entorno, lixo no quintal, vasos de plantas para eliminar todo e qualquer tipo de criadouro", orientou.

Dengue no Brasil
No Brasil, os casos de dengue cresceram 57,2% em janeiro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2014. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a crise hídrica em alguns estados é uma das principais causas da multiplicação dos registros da doença. Segundo ele, no momento em que existe a possibilidade de faltar água, as pessoas acabam se preocupando em acumular em locais inapropriados, sem proteção. No primeiro mês deste ano, houve o registro de 40.196 casos de dengue no país.

 Galeria de Fotos

 Veja Também