Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

  Decorrem em Lisboa várias iniciat

Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Última Modificação: 27/08/2018 18:54:50 | Visualizada 140 vezes


Ouvir matéria

 

Decorrem em Lisboa várias iniciativas integradas na entrada do novo ano chinês. Festividades que pretendem mostrar a cultura chinesa em Portugal e também aproveitar para aproximar ambos os povos.

Cinco dias em que a China quer estar mais presente em Lisboa: actividades lúdicas, espectáculos cheios de música e cor são alguns dos argumentos que a Embaixada da China em colaboração com diversas entidades lisboetas traz literalmente para as ruas da capital.

Um motivo de celebração, dentro da passagem de ano chinês que o conselheiro cultural da Embaixada da China em Portugal, Xu Tien Pin, diz ser muito proveitoso, quer para a comunidade chinesa residente em Portugal, quer para os portugueses que gostam das artes e costumes orientais.

Uma festa cultural onde a arte, cor, música e dança revelam todo um espírito de tradições milenares que não se querem perdidas.

Um ano novo, um novo ciclo, este ano representado pela Cabra. Xu Tien Pin, explicou ao Online da RTP como foi que nasceu este zodíaco que rege as vidas de muitos chineses por todo o mundo.

Acolhimento, bom clima e boa comida. Motivos mais que válidos para Portugal ser um ponto de destino para várias comunidades  - e a chinesa não é excepção.
Um factor que não é estranho aos portugueses que ainda hoje procuram noutras paragens a estabilidade financeira que Portugal não oferece.

Teresa Cid, Professora da Universidade de Lisboa e directora do Instituto Confúcio em Lisboa, explicou ao Online da RTP que a China actual é um espaço de oportunidade que muitos nacionais procuram.

Ambas as culturas têm interesse mútuo nas diversas áreas, motivando a aprendizagem de ambos os lados, e são cada vez mais as empresas em Portugal sob domínio de capitais chineses.

Grandes negócios que afastam aos poucos a imagem de um povo que sobrevivia á custa de negócios baratos e de produtos de má qualidade.

Uma diversidade que nos próximos cinco dias é levada ás ruas de Lisboa com muita arte, dança e cor em que chineses se sentem em casa e portugueses viajam até à China.

Festividades que culminam dia 21 de fevereiro, entre as 11 horas e o meio-dia, com um grande desfile alegórico entre o largo do intendente e o Martim Moniz.

 Galeria de Fotos

 Veja Também