Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

  Três cidades foram atingidas por d

Quarta-feira, 22 de abril de 2015

Última Modificação: 27/08/2018 18:55:21 | Visualizada 154 vezes


Ouvir matéria

 

Três cidades foram atingidas por dois tornados que passaram pelo oeste catarinense na segunda-feira (20): Ponte Serrada,Passos Maia e Xanxerê.

Para os meteorologistas, os ventos podem ter chegado a 200 km/h. O tornado estaria entre a categoria 2 e 3, o que é considerado pelos especialistas como severo.

Um vídeo feito por um cinegrafista amador mostra a hora da chegada do tornado. É assustador.

O governo de Santa Catarina decretou estado de calamidade pública em Xanxerê, a cidade mais afetada pela força dos ventos. 2,6 mil casas foram destruídas, duas pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, três em estado grave.

O rastro de destruição deixado pelo tornado assusta. Na casa do aposentado Francisco Orlandi toda a comida que estava na geladeira estragou.

Aos poucos a energia está sendo restabelecida, mas um terço dos moradores de Xanxerê (SC) continuam sem luz, assim como todos os moradores de Ponte Serrada, município vizinho que também foi atingido por outro tornado.

Em um posto de combustíveis da cidade foi preciso usar um gerador pra garantir o abastecimento depois de um dia inteiro com as bombas elétricas paradas.

No Parque de Exposições de Xanxerê, o movimento foi intenso durante todo o dia. A cada minuto caminhões e caminhonetes chegavam e saíam carregadas com doações para as famílias atingidas.

Quando as pessoas chegavam ao pavilhão, elas eram atendidas diretamente nesse local onde elas faziam um cadastro e já diziam o que precisavam receber: alimentos, água, material de limpeza, higiene, roupas ou materiais de construção.

Elizete foi ajudar como voluntária. "Vim para ajudar os meus amigos que foram atingidos e, no que eu conseguir auxiliar eles, eu vim correndo para ajudar a organizar as coisas. Acho que ficar em casa nessas horas, de braço cruzado, não vai ajudar ninguém", diz a auxiliar de empresa Elizete Von.

O Ministério do Trabalho anunciou que vai liberar o FGTS para as famílias atingidas pelo tornado em Xanxerê (SC). O Ministério da Integração Nacional vai mobilizar uma tropa com 100 homens do Exército para ajudar na remoção dos escombros e na limpeza das áreas atingidas.

 Galeria de Fotos

 Veja Também