Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

CastraPet

CastraPet é realizado em Santo Inácio

Quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Última Modificação: 09/11/2022 12:15:40 | Visualizada 47 vezes

Foram feitas 106 castrações de cães e gatos


Ouvir matéria

Na última quarta-feira (26) foi realizada a segunda edição do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), em Santo Inácio. A iniciativa tem como principais objetivos a prevenção de zoonoses e o controle populacional desenfreado de pets.

 

“Por meio desse programa vamos ter o controle populacional de animais domésticos e evitar ninhadas indesejadas. É uma parceria que está trazendo vários benefícios em nosso município, tanto na questão da saúde animal quanto na humana. Estamos muito felizes pela participação da nossa gente e por atingir o objetivo”, contou a prefeita Dra. Geny Violatto.

 

Nessa edição foram realizadas 106 castrações de cães e gatos. As cirurgias foram gratuitas para a população e, além disso, os tutores receberam medicação para o pós-operatório, microchip de identificação e orientações para o bem-estar animal.

 

Para a tutora e secretária da ONG Amigos de Noé, Franciele Benigno de Sá, o programa faz a diferença para milhares de pessoas e, principalmente, evita que aconteça o abandono de animais.

 

“Nós que trabalhamos em prol da causa animal, ficamos com o sentimento de muita gratidão por esse programa. Graças ao CastraPet conseguimos castrar os nossos animais e também os acolhidos pela ONG sem custo nenhum”.

 

O CastraPet Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do IAT, em parceria com a Prefeitura. Em Santo Inácio o serviço foi destinado através de emenda parlamentar do deputado estadual Do Carmo, por meio do programa Paraná Cidades.

 

A gestora e responsável técnica pelo programa na cidade, a médica veterinária Sandy Batilani, explica que é um benefício não só para o tutor do pet em específico, mas sim para a sociedade como um todo.

 

“O CastraPet proporciona que os animais tenham uma melhora da sua saúde e qualidade de vida, evitando a propagação de doenças e diminuindo a quantidade de animais abandonados nas ruas. Não tenho palavras para descrever a satisfação de estar a frente de um projeto inovador como este.”

 

As cirurgias são realizadas por equipes de veterinários que percorrem o Estado para atender a população de baixa renda, protetores e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), conforme critérios estabelecidos pelas prefeituras, mediante cadastro de inscrição.

 

 Veja Também