Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Sa?de amplia faixa et?ria para vacina contra hepatite B...

Quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:56:16 | Visualizada 168 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Maringá, em parceria com Ministério da Saúde, ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. Desde o final de junho deste ano, as doses da vacina estão disponíveis na Sala de Vacina e em todos os postos de saúde da cidade para pessoas com até 49 anos.

Antes da parceria, apenas homens e mulheres com até 29 anos tinham acesso gratuito à vacina pela rede pública. A imunização também é assegurada aos grupos de risco, como coletores de lixo domiciliar e hospitalar, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos e  profissionais de saúde.

"A ampliação da faixa etária de imunização contra a hepatite B dá continuidade ao processo de melhoria das condições de saúde da população, já que a vacina é a medida de controle e prevenção mais eficaz para a doença", explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

A imunização é garantida após três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.

"É importante destacar que não se trata de uma campanha de vacinação. Trata-se de uma vacina de rotina que estará disponível em todos os postos de saúde para as pessoas com até 49 anos. Quem já tomou uma ou duas doses também pode procurar uma unidade para completar o esquema de vacinação", diz a coordenadora de Vacina do Município, Edlene Aceti Góes.

Em 2012, mais de 15,7 milhões de pessoas foram protegidas contra a hepatite B.

A doença
As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Estimativas apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites, sendo (800 mil) do tipo B e (1,5 milhão) do tipo C. Toda a produção da vacina de hepatite B é feita pelo Instituto Butantan. O laboratório público abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde desde 1996.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. Por isso, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar.

É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.

Nem sempre a hepatite B apresenta sintomas. Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo.

O teste, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2012, foram distribuídos 759,2 mil testes rápidos para triagem de hepatite B. Outros 5,1 milhões de testes convencionais foram realizados no SUS.

Fonte: Odiario.com

 Veja Também