Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Pa?s tem recorde de acidentes a?reos...

Terça-feira, 17 de setembro de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:55:12 | Visualizada 242 vezes


Ouvir matéria

Com a segunda maior frota de aviões do mundo, Brasil registra, em média, uma ocorrência a cada dois dias. Jatos particulares e aeronaves fretadas descumprem regras de segurança

O desrespeito às normas técnicas da aviação tem levado a um grande aumento no número de acidentes aéreos no Brasil. Nos últimos oito anos, foram registrados 952 acidentes, com 846 mortos. De 2006, quando ocorreram 70 acidentes, para o ano passado, com o registro de 181 acidentes, o aumento foi de 158%. Somente nos sete primeiros meses deste ano, já aconteceram 103 acidentes com 42 mortos. O registro oficial é de um acidente aéreo a cada dois dias no país.

O número de aviões, incluindo helicópteros e jatinhos particulares, aumentou no período 31% – de 10.646 aeronaves em 2006 para 13.965 em 2012 –, tornando o Brasil detentor da segunda maior frota mundial, somente atrás dos Estados Unidos, o que torna o setor também mais exposto a desastres.

 

Segundo o comandante do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Luís Roberto do Carmo Lourenço, o grande aumento no número de acidentes ocorre no segmento de aviões particulares e jatinhos das empresas de táxis aéreos, pois, no setor da aviação comercial com as empresas de grande porte, o Brasil registra número de acidentes abaixo do que ocorre no Primeiro Mundo. Para cada 1 milhão de decolagens, o Brasil sofre 1,9 acidente, enquanto nos países desenvolvidos a média é de 3,2 acidentes por 1 milhão de decolagens.

 

Mas a Associação Bra­si­leira de Táxis Aéreos (Abtaer) se defende e diz que já ha­via alertado o governo de que o número de acidentes aumentaria, em função da ineficiência de vários órgãos e da falta de fiscalização no setor.

 

O comandante Milton Arantes Costa, presidente da Abtaer, diz que já havia identificado a tendência de aumento no número de acidentes em função do grande aumento na frota de aeronaves. “Há três anos, procuramos o então ministro da Defesa, Nelson Jobim, para relatar que o aumento nos acidentes poderia ocorrer pela ineficiência de alguns órgãos públicos, como a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], além da flagrante falta de fiscalização.”

 

Fiscalização ruim

 

Segundo Roberto Pe­terka, perito em aviação civil, o número de acidentes com jatinhos tem aumentando por causa da falta de fiscalização dos voos. “Desde a criação da Anac, houve um vácuo na prevenção e fiscalização às empresas de táxi aéreo, que sempre foram da alçada do Cenipa”.

 

A presidente da Asso­ciação Brasileira de Parentes e Amigos das Vítimas de Acidentes Aéreos, Sandra Assali, aponta a falta de estrutura nos aeroportos. “É comum um avião ficar sobrevoando em círculos por dez a 15 minutos antes de aterrizar e isso aumenta o risco de acidentes”, diz Sandra, que perdeu o marido no acidente com o Fokker 100 da TAM em 1996.


Fonte: Gazeta maringá

 Galeria de Fotos

 Veja Também