Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Fura pneu? impede fugas na fronteira...

Quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Última Modificação: 09/06/2020 16:54:19 | Visualizada 268 vezes


Ouvir matéria

Policiais que atuam na Pon­te da Amizade, fronteira entre Brasil e Paraguai, contam com um novo equipamento para coibir a passagem de veículos roubados. Um dilacerador de pneus foi instalado na pista de saída do Brasil. Acionado a partir de um controle remoto, ele fura os pneus de carros cujos motoristas não obedecem ao comando de parar da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Pelo menos 15% dos veículos suspeitos de furto conseguem romper a barreira policial e chegar ao Paraguai, onde são vendidos.

Foz do Iguaçu é a primeira cidade brasileira de fronteira que recebe o equipamento, adquirido em sistema de licitação a um custo de R$ 40 mil. A expectativa da PRF é instalar outros dilaceradores de pneus nas demais fronteiras brasileiras, a partir dos resultados obtidos na cidade.

 

Quando ligado, o equipamento emite um alarme e lâminas de aço entram em ação. O dilacerador substitui o chamado correntão – uma corrente de ferro até então usada pela polícia para impedir a passagem de carros roubados. Usado há mais de 15 anos, o correntão apresentava problemas porque quebrava constantemente, por estar desgastado.

 

Outro problema era o resultado. Os veículos eram barrados e impedidos de serem levados para o outro lado da fronteira, mas ficavam muito danificados – o que fez o Ministério Público Federal (MPF) entrar com uma ação para que o equipamento fosse substituído.

 

A exemplo do correntão, o dilacerador de pneus é ligado apenas quando há denúncia ou suspeita de que o veículo é furtado ou roubado. Os ladrões costumam abandonar os carros ou tentam desviar da barreira para não serem presos. Outros jogam os veículos contra os policiais ou atiram. Como a polícia brasileira não pode atuar no Paraguai, os carros que conseguem passar pela ponte dificilmente são recuperados.

 

Fonte: Gazeta-Maringa

 Veja Também