ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Governo desiste de fundir as secretarias da Cultura e do Turismo...

Terça-feira, 29 de outubro de 2013

Visualizada 183 vezes


Atividades culturais continuarão sob gestão de uma pasta exclusiva. Mas Secretaria do Esporte passará a acumular funções de desenvolvimento turístico

Em meio a críticas de profissionais e representantes dos setores afetados, o governo do Paraná recuou da decisão de fundir as secretarias da Cultura e do Turismo. Ontem, o Executivo solicitou a retirada do projeto que tramitava na Assembleia Legislativa. No lugar, apresentou uma proposta para reunir numa única pasta as secretarias do Esporte e do Turismo. A matéria deve ser aprovada hoje, em votações relâmpagos, a tempo de ser sancionada antes de o governador Beto Richa (PSDB) viajar para o exterior na próxima sexta-feira (leia mais sobre a viagem na próxima página).

 

No primeiro projeto enviado ao Legislativo, o governo pretendia extinguir a Secretaria da Cultura, criada em 1979, e a Secretaria do Turismo, criada em 2002. A proposta era fundir as duas áreas em uma única pasta, num pacote de medidas por meio do qual o governo pretende cortar gastos. Tão logo a matéria foi apresentada, porém, representantes de ambos os setores começaram a criticar a medida. Numa tentativa de agradar ao menos um dos lados, o líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), chegou a propor uma emenda ao texto alterando o nome da nova pasta de Secretaria de Cultura e Turismo para Secretaria de Turismo e Cultura.

 

Ontem, porém, o Executivo desistiu de vez da ideia. Mas enviou à Assembleia um novo projeto, dessa vez para fundir as pastas do Esporte e do Turismo. Pelo projeto, o comando da pasta ficará com o atual secretário do Esporte, Evandro Rogério Roman. Já o setor do turismo será gerido pela autarquia Paraná Turismo, que continuará a existir como órgão ligado à nova pasta. Por sua vez, a EcoParaná, que elabora projetos de desenvolvimento sustentável e era subordinada à Secretaria do Turismo, passará a ser vinculada ao Planejamento, sob o nome de Paraná Projetos.

 

“O assunto causou polêmica. Então, num entendimento construído com as lideranças do setor, entendemos ser essa a melhor forma de reunir os segmentos”, justificou Traiano. “O governo não voltou atrás, não é um recuo. Houve apenas uma mudança com o aval dos envolvidos.”

 

A pasta a ser criada tam­­­bém vai reunir as atividades exercidas hoje pela Secretaria Especial para Assuntos da Copa do Mundo. Criada em 2010, a pasta funcionaria até o Mundial, em junho de 2014. Mas a secretaria da Copa também será extinta para poupar recursos públicos. Essa mudança já estava prevista em outro projeto em tramitação.

 

Mantido

 

O novo projeto encaminhado ontem pelo governo à Assembleia manteve a decisão de criar a Controladoria-Geral do Estado, por meio da fusão da Coordenação de Controle Interno e da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria-Geral.

 

Fonte: Gazeta maringá

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Rua Marcelino Alves de Alcântara, 133 - Cep: 86650-000 - Santo Inácio - Paraná - (44) 3352-1222 prefeitura@santoinacio.pr.gov.br