ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Presidente libera "Cartão Desastre" para municípios que estão em estado de emergência

Sábado, 28 de dezembro de 2013

Visualizada 142 vezes


 

A presidente Dilma Rousseff iniciou ontem (27) a liberação do "Cartão de Desastre" para os municípios que se encontram em estado de emergência ou calamidade. A decisão foi tomada depois que Dilma sobrevoou, na manhã de ontem, a cidade de Virgolândia, a 358 quilômetro de Belo Horizonte, uma das principais regiões de Minas Gerais que está sendo fortemente castigada pelas chuvas. 

 

 

Dilma afirmou que ficou "impactada" com a situação da cidade, com a destruição que as chuvas causaram. De acordo com ela, os recursos serão liberados para ajudar os municípios afetados e que tudo acontecerá através do uso de um cartão, inicialmente ilimitado. 

Rousseff criticou a burocracia para a liberação de recursos em casos extremos como estes. "Numa emergência não dá para liberar (recursos) pelos canais normais, por isso criamos o cartão, para superar a burocracia", disse.

 

 

Os cartão ficarão em as prefeituras dos municípios para ajudar as famílias desabrigadas. Os prefeitos terão total liberdade de utilizá-los nas compras de mantimentos, medicamentos, etc, sem a necessidade de assinar documentos com o governo federal. 

 

 

Para controlar os gastos a presidente afirmou que o uso do cartão terá um monitoramento rigoroso e que os prefeitos deverão fazer um relatório de tudo que foi comprado. "Damos o cartão e controlamos o que o prefeito vai gastar. Em princípio, não tem limite, mas estamos de olho nele, porque dinheiro público é dinheiro público", afirmou. 

 

 

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Rua Marcelino Alves de Alcântara, 133 - Cep: 86650-000 - Santo Inácio - Paraná - (44) 3352-1222 prefeitura@santoinacio.pr.gov.br