Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Gastronomia paranaense ? apresentada no Festival Mundial de Criatividade...

Quinta-feira, 09 de janeiro de 2014

Última Modificação: 09/06/2020 16:51:53 | Visualizada 244 vezes


Ouvir matéria

 

O Festival Mundial de Criatividade é promovido neste sábado (30), com apoio da Paraná Turismo, autarquia da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo. A proposta é reunir iniciativas inovadoras existentes em Curitiba e debater os melhores casos de criatividade e inovação no Brasil e no mundo aplicado aos negócios, gastronomia e a educação. O encontro, das 9h à meia-noite, envolve empresários, educadores, pensadores e profissionais da economia criativa, no Shopping Pátio Batel. 

A Paraná Turismo é uma das parceiras do evento e na organização da Roleta Talk Gastronomia, que tem curadoria de Juliana Vosnika, diretora-presidente da autarquia, e Jussara Voss. No formato de talk-show, chefs de cozinha contarão e debaterão sobre suas histórias de criatividade na gastronomia, suas recentes invenções e desafios. O Roleta Talk será realizado das 13h45 às 16h. 

Participarão do Roleta Talk Gastronomia o jornalista, crítico gastronômico e responsável pelo júri do prêmio 50 Best (América Latina), Josimar Melo; o chef criativo Tsuyoshi Murakami, do premiado restaurante Kinoshita de São Paulo; o sociólogo Carlos Alberto Dória, fundador do C5 - Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo, a beer-sommelier Carolina Oda, além dos chefs locais Manu Buffara, Beto Madalosso, Marcelo Amaral, que será o mediador, o pessoal do blog Baixa Gastronomia, entre outros. 

De acordo com a diretora-presidente da Paraná Turismo, é preciso existir maior integração entre órgãos governamentais e iniciativa privada para que boas ideias sejam aproveitadas em favor da população, dos atrativos turísticos e também valorizar a cultura gastronômica paranaense. 

“O barreado, prato típico do litoral do Paraná e consumido há mais de 200 anos, peixes criados em sítios de pescadores, produtos como a farinha de mandioca e o mel das abelhas nativas sem ferrão são alguns exemplos das riquezas gastronômicas do litoral paranaense que podem ganhar requinte nas mãos de chefs de cozinha”, completou Vosnika. 

O festival tem extensa programação como relato de dez empreendedores que têm o desafio de sintetizar suas histórias em quinze minutos cada; discussão de ideias misturando profissionais e formadores de opinião de diferentes perfis e expertises; o Papo de bar que reúne cerveja, bate-papo e ideias em ambiente descontraído; o Pecha Kucha Night 4 onde 14 personalidades vão falar sobre criatividade em 6min e 40s. Para o encerramento está programado show com o músico Zé Rodrigo e banda. 

Serviço: 

Festival Mundial de Criatividade 

Data: 30 de novembro – sábado 

Horário: Das 09h até meia-noite 

Local: Pátio Batel 

Endereço: Avenida do Batel, 354 - Batel, Curitiba - PR 

 Galeria de Fotos

 Veja Também