Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Museu Oscar Niemeyer chega ? marca de 2 milh?es de visitantes...

Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Última Modificação: 09/06/2020 16:51:53 | Visualizada 237 vezes


Ouvir matéria

 

Em dez anos de funcionamento, o Museu Oscar Niemeyer (MON) chega à marca de 2 milhões de visitantes. Em 2013, o MON recebeu 340 mil visitantes, um recorde de público e um aumento de 55% em relação a 2012, quando 220 mil pessoas estiveram no museu. 

No ano passado, foram 24 exposições, como Múltiplo Leminski, Di Cavalcanti, Poty, de Todos Nós, A Magia de Escher e ZERO, além de eventos como a 11ª Semana dos Museus, Congresso Paranaense de Direitos Culturais e o Curso de Iluminação para Exposições em Espaços Culturais. 

O espaço contou com visitas mediadas, oficinas artísticas e apresentações de dança e música na Quinta + MON – primeira quinta-feira do mês, com horário estendido até às 20 horas e acesso gratuito após as 18h - e no Domingo + Arte - primeiro domingo do mês com entrada gratuita. Por meio da mediação, o público conheceu mais sobre oito exposições e artistas. Já as oficinas tiveram cerca de 20 mil participantes.

Além disso, o MON recebe diariamente escolas, ONGs e grupos de inclusão para visitas guiadas. O projeto, desenvolvido pela Ação Educativa do MON, atendeu em 2013 mais de 1.700 instituições, um público de aproximadamente 100 mil pessoas. 

Para 2014, o MON já tem programadas mostras como Abraham Palatnik - a Reinvenção da Pintura, José Bechara, As Origens do Fotojornalismo, João Turin, Frida Kahlo - suas Fotografias, Oscar Niemeyer e Jacques Henri Lartigue.

ACERVO - Em 2013, O MON recebeu a doação de mais de 60 obras, que passaram a integrar o acervo. O museu tem mais de 3.300 trabalhos de artistas renomados no Brasil e no exterior, como Alfredo Andersen, João Turin, Miguel Bakun, Poty Lazzarotto, Theodoro De Bona, Guido Viaro e Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Tomie Othake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand. 

Em 2014, o museu também dará continuidade ao projeto que apresenta ao público a trajetória de um artista de grande importância, já falecido e que tenha obras no acervo do MON. O projeto é desenvolvido pelo setor de Ação Educativa em parceria com o Departamento de Museologia, Restauro e Conservação do Museu. Até março, as obras de Waldemar Curt Radovanovic Freyesleben estarão em exposição.

DOCUMENTAÇÃO E REFERÊNCIA – outra área de destaque do MON é o Setor de Documentação e Referência, que tem acervo de quase 8 mil publicações. Há livros sobre história da arte, revistas especializadas, catálogos de exposições, vídeos com depoimentos de artistas e curadores e um arquivo fotográfico constituído por registros de obras e de artistas paranaenses, que estão sempre disponíveis para livre consulta dos visitantes.

O material encontrado no setor vem de doações. Em 2013, o museu recebeu mais de 560 títulos, frutos de parcerias que o MON firma com centros culturais, museus, bibliotecas e programas voltados à cultura. 

O acesso à biblioteca é gratuito e os usuários recebem acompanhamento especializado. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e no primeiro domingo do mês, das 12h às 18h.

 Veja Também