Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Pesquisa definir? proposta t?cnica e financeira ao Sistema de Transporte Urbano...

Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Última Modificação: 09/06/2020 16:51:46 | Visualizada 226 vezes


Ouvir matéria

Com o retorno das aulas, em fevereiro, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) dará início à pesquisa origem/destino de passageiros do transporte coletivo, em Curitiba e Região Metropolitana, para definir o melhor modelo à concessão do sistema. O convênio foi firmado entre o Governo do Paraná - pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) - e a Fipe, ainda em novembro de 2013.

“Além da origem/destino, há outros serviços incluídos no contrato, para que se possa fazer um quadro preciso da realidade do transporte público, com a cobrança de tarifas justas e, ainda, para a melhoria dos serviços à população”, diz o secretário estadual do Desenvolvimento urbano, Ratinho Junior. A pesquisa da Fipe inclui, também, assessoria para cálculo de eventual indenização relativa às empresas de transporte metropolitano de passageiros, levantamento de dados da situação atual, pesquisa de campo para obter informações necessárias à elaboração e fixação da demanda, diagnóstico da atual situação e alternativas para o melhor modelo de licitação e modelagem final.

Pelo Governo do Paraná, os documentos do convênio foram assinados pelo coordenador da Comce, Rui Hara, e pelo diretor da entidade, José Antônio Camargo, e o diretor-presidente da Fipe, professor Carlos Antônio Lique, e a diretora de pesquisa da entidade, Maria Helena Zockun.

“Esta pesquisa já havia sido definida entre todas as partes que analisaram o sistema de transporte urbano, nas inúmeras reuniões realizadas entre representantes do Governo do Paraná e da Prefeitura de Curitiba, assim que Ratinho Junior assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano, no início de 2013”, afirma o diretor da Comec, José Antônio Camargo.

 Veja Também