ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Efeito Copa gera 20 mil empregos em Curitiba...

Quinta-feira, 27 de março de 2014

Visualizada 144 vezes


Não apenas os jogadores das 32 equipes participantes estarão em ação durante a Copa do Mundo. Fora de campo, outro time veste a camisa. Segundo estimativa da Secretaria do Trabalho e Emprego de Curitiba, desde o anúncio do Brasil como país-sede do Mundial 2014, 13 mil empregos foram gerados nos setores de infraestrutura, obras e estádio, majoritariamente na capital. Há ainda a expectativa de abertura de mais 7 mil empregos temporários nos setores de bares, restaurantes, hotéis e serviços, a serem preenchidos durante a realização da Copa.

No resto do país, de acordo com dados do governo federal, 713 mil pessoas devem se beneficiar de empregos remunerados – temporários e permanentes – gerados nos últimos quatro anos.

Se na seleção de Felipão ainda há posições em disputa, quem quer trabalhar na organização do Mundial também pode manter as esperanças. A empresa de gestão e marketing esportivo CSM Brasil, parceira da Match Hospitality – subcontratada da FIFA –, tem 15 mil vagas abertas em todas as sedes da Copa para trabalhar nos estádios nas áreas de alimentação e bebidas. Em Curitiba, são mil vagas para estas funções.

Segundo Kátia Santos, uma das responsáveis pelo recrutamento em Curitiba, até o momento 26% delas foram preenchidas. “Basta ter mais de 18 anos e vontade de fazer parte da organização de um grande evento.”

As inscrições vão até a próxima segunda-feira e podem ser feitas no site www.querovestiracamisa.com. Em seguida, o candidato será contatado via e-mail para entrevista presencial na Central do Trabalhador, no Centro da capital. Caso aprovado, passará ainda por treinamento no próprio estádio. As remunerações variam de R$ 100 a R$ 150 por dia de trabalho.

Há ainda 150 vagas disponíveis para o setor de hospitalidade, que cuidará da área de recepção e camarotes nos estádios. As inscrições são feitas no mesmo site, com a ressalva de que, para estes cargos, há a exigência de ensino médio completo e inglês de nível médio/avançado.

Pronatec da Copa capacita mão de obra

Garçom, auxiliar de cozinha, sommelier e inglês básico e intermediário. Estes são alguns dos cursos para os quais a Paraná Turismo, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e em trabalho conjunto com as instituições credenciadas, oferece vagas. As aulas auxiliam os profissionais acima de 18 anos que, tendo em vista a chegada da Copa à Curitiba, buscam qualificação.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Turismo do Paraná, até agora oito turmas concluíram o processo, capacitando um total de 107 trabalhadores ligados ao setor do turismo, por todo o estado. Os dados ainda apontam mais 39 turmas em andamento, trabalhando na qualificação de mais 723 profissionais.

Como solicitar

Pedro Mariucci Neto, assessor de comunicação da Paraná Turismo, explica que as empresas interessadas no projeto de capacitação devem organizar uma turma com colaboradores, considerando o número mínimo de 20 alunos para a sua abertura. Segundo Mariucci Neto, não há restrições quanto ao número de classes que uma mesma empresa pode solicitar.

“Depois de identificado o curso de interesse – são 54 no total –, a empresa deve entrar em contato com a Paraná Turismo para a coleta de dados e realização de cadastro”, explica, acrescentando que o processo todo leva em torno de 30 dias.

 

Voluntariado

 

Programa Brasil Voluntário seleciona mais mil pessoas

De um total de 2.427 interessados cadastrados, mil serão selecionados para participar do programa Brasil Voluntário, do governo federal. A seleção está sendo realizada pela Universidade de Brasília (UnB), que será responsável também pelo processo de capacitação dos escolhidos. Os participantes ajudarão no atendimento a turistas, torcedores e membros da imprensa não cadastrados.

“O voluntariado é essencial para que Curitiba receba com eficiência e qualidade os seus turistas. Esta também é uma oportunidade para aqueles que querem uma experiência internacional e ainda com possibilidade de usá-la a seu favor no currículo”, explica a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego de Curitiba, Mirian Gonçalves, que atua como coordenadora do programa na cidade. O período para inscrições do Brasil Voluntário se encerrou no último dia 16.

 

 Outras Notícias

Rua Marcelino Alves de Alcântara, 133 - Cep: 86650-000 - Santo Inácio - Paraná - (44) 3352-1222 prefeitura@santoinacio.pr.gov.br