X

Copa come?ar? em Curitiba com protesto contra a homofobia...

Sexta-feira, 06 de junho de 2014

Última Modificação: 05/09/2018 14:38:48 | Visualizada 167 vezes


Ouvir matéria

A seis dias para o início da Copa do Mundo no Brasil, Curitiba já tem a primeira grande manifestação marcada. No dia 16, data do jogo entre Irã e Nigéria – primeira partida do evento na cidade – a Boca Maldita, tradicional ponto político da capital paranaense, deve receber manifestantes que condenam a homofobia nos dois países. Tanto a nação africana quanto o polêmico país do Oriente Médio, são regidos pela Sharia, a lei islâmica que penaliza o homossexualismo com a morte.

Segundo o Grupo Digni­­dade, um dos organizadores da manifestação, o protesto também chama atenção para a homofobia na Argélia, que inclui em sua legislação a pena de prisão para gays, e na Rússia, onde são proibidas propagandas de orientações sexuais não convencionais

Até quarta-fei­­ra, segun­­do o diretor do Grupo Dig­­nidade, Toni Reis, havia 900 pessoas confirmadas no protesto. Os manifestantes devem se reunir por volta das 10h30. “É um protesto contra homofobia no mundo”, disse Reis.

Segundo ele, a intenção é realizar uma manifestação pacífica. A manifestação, no entanto, pode extra­­polar a manhã do dia 16 e se misturar com outra, marcada para mesma data, às 14 h. Um segundo mo­­vi­­mento, coordenado pelo coletivo “Não vai ter Copa PR”, agendou o evento pelo Facebook para o mesmo local.

A página do evento na rede social já registra 1,8 mil presenças na manifestação. Cartazes com o mote do protesto “Se não tiver direitos, não vai ter Copa” já estão espalhados pelos postes do calçadão da Rua XV.

 Veja Também