Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

A invas?o das cortadeiras....

Sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Última Modificação: 27/08/2018 18:58:53 | Visualizada 196 vezes


Ouvir matéria

Formigueiros se espalham pelo Noroeste do Paraná. Esse é apenas um dos problemas ambientais da região, que causam grandes prejuízos aos produtores rurais

O agricultor Odilon Alves de Lima, de 81 anos, cria 26 cabeças de gado em um sítio de 12 alqueires em Inajá, Noroeste do Paraná. Ele chegou a ter 90 vacas e novilhos na propriedade. Mas, aos poucos, foi abandonando a criação dos animais para se dedicar ao plantio da mandioca. Atualmente, tem dez alqueires plantados, mas deverá perder de 20% a 25% da produção. Nos dois negócios, amarga prejuízos causados pelo mesmo inimigo: a formiga cortadeira, popularmente conhecida como saúva. Isolado, o inseto é pequeno e inofensivo. Em colônia, é um problema. A disseminação de formigueiros no Noroeste criou um terror. “Se não combater, não fica uma folha em pé”, diz o produtor rural.

 

As cortadeiras derrubam grandes quantidades de folhas verdes ao redor de um ninho. Tanto as gramíneas usadas para o pasto do gado quanto os ramos da mandioca são utilizados para produzir, dentro do formigueiro, um tipo de fungo que é a base de alimentação das formigas. No início da primavera, acontece a revoada de formigas e novas colônias são formadas. Com o meio ambiente fragilizado – onde há pouco predadores, como aves e tamanduá –, a saúva encontrou as condições ideais para se multiplicar. E virou praga. “Um formigueiro come mais que uma cabeça de boi”, diz José Heronides Batista, que produz leite em um sítio de 15 alqueires em Inajá e que também sofre para combater o minúsculo inimigo.

Arenito caiuá

A invasão das cortadeiras é apenas um dos problemas ambientais que atingem o Noroeste e causam prejuízos à economia da região. Em comum, todos são causados em grande parte pelo desmatamento. A erosão, por exemplo, é outro problema da região há décadas. O solo do local – composto pelo arenito caiuá, um tipo de terra arenosa e, portanto, delicada – tende a ser carregado pelas chuvas, o que favorece a erosão. Se a cobertura vegetal não tivesse sido posta abaixo, o problema poderia ser reduzido, pois as matas retêm a água da chuva.

Nelson Hauenstein, coordenador regional da Emater em Umuarama, afirma que a cana de açúcar – principal produto agrícola do Noroeste – agravou a situação porque os produtores negligenciam os cuidados ambientais. “A cana, durante dez anos, causa um desgaste na terra. Acrescente o uso de fogo para fazer a colheita e temos um solo desgastado. A proibição do uso do fogo, que deveria estar vigorando, todo ano é adiada”, diz Hauenstein. O coordenador de Meio Ambiente da Emater em Paranavaí, Alberto Carlos Moris, reforça o peso da cana no problema e diz que é difícil até mensurar o prejuízo da saúva na agricultura. “Não há um cálculo econômico efetivo do impacto. Não temos como dimensionar. Olhando na paisagem, a frequência de formigueiros é muito grande.”

Combate

Para diminuir o impacto da saúva e conter a erosão, é preciso proteger o solo e recompor a cobertura vegetal. No caso dos formigueiros, também seria necessário uma ação simultânea em vários municípios. “Não adianta eu eliminar os formigueiros aqui e meu vizinho, não”, diz o agricultor Odilon Lima.

Especialista em controle biológico de pragas, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Florestas Wilson Reis Filho conta que a situação pode piorar se os formigueiros continuarem a se expandir. “Estima-se que um formigueiro corte uma tonelada de material vegetal por ano. Numa área degrada em que se plante eucalipto, uma das espécies mais atacadas pelas cortadeiras, e na qual não se tenha controle nenhum, a perda de mudas pode chegar a 70%.”

Uma das alternativas para conter as formigas tem sido o uso de inseticidas. Mas há quem esteja comprando o produto clandestinamente no Paraguai, sem origem ou procedência – o que pode criar um novo problema ambiental para o Noroeste.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também