Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Piquenique literário atrai crianças e adultos em Santo Inácio

Sábado, 04 de março de 2023

Última Modificação: 09/03/2023 12:18:49 | Visualizada 49 vezes

O projeto tem como objetivo promover encontros afetivos e inspiradores em torno do livro


Ouvir matéria

A tarde do último sábado (04) foi repleta de leitura, músicas e apresentações ao ar livre em Santo Inácio. Os artistas do projeto Ler é Uma Viagem estiveram na Praça da Rodoviária, realizando o Piquenique Literário em Tapetes Voadores. A equipe proporcionou momentos interativos para crianças e adultos, através de performances teatrais.

 

Com a proposta de promover encontros afetivos e inspiradores em torno do livro, da literatura e do mundo das narrativas orais, os piqueniques contribuem para a evolução das crianças.

 

A prefeita, Dra. Geny Violatto, destaca que o hábito de leitura é um exercício indispensável para o desenvolvimento da cognição e proporciona muitos benefícios. 

 

“Essa experiência potencializa a absorção de conhecimento, além de possibilitar que as crianças trabalhem a imaginação, criatividade e comunicação, com entusiasmo e encantamento pelo mundo da leitura”.

 

A coordenadora do projeto, Élida Marques, ressalta que a mediação de leitura é a arte do encontro e da escuta, de perceber o que a criança quer e ajudá-la a desvendar aquele mistério, e assim, facilitar o acesso à leitura.

 

“Tivemos uma recepção maravilhosa em Santo Inácio. Todos muito alegres,  dispostos e aptos a realizar essas atividades com as crianças no olho a olho, no corpo a corpo, ali com um livro na mão e a criança por perto. É um projeto que pode ser replicado, e serve de inspiração para que as escolas façam o mesmo”.

 

O pequeno Carlos Anthony Gomes Nunes da Silva, de 7 anos, ficou encantado com as histórias narradas. “Foi uma experiência incrível, porque eu gosto muito de histórinhas e de ler. Achei muito legal e engraçado a contação no piquenique literário, principalmente do Conto do Macaco e do livro Chocados.”

 

As atividades promovidas fortalecem as redes de apoio à infância e contribuem para a preparação de outros eventos e na defesa dos direitos das crianças. Além do piquenique, foi promovido uma Formação em Mediação de Leitura, para educadores, artistas, cuidadoras e familiares de crianças do município.

 

O piquenique literário foi realizado através do apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Santo Inácio, e patrocinado pela CTG Brasil.


 

Fonte: Por Ingrid Tomimitsu

 Veja Também