X

?Bote f?, diz Francisco em Copacabana...

Sexta-feira, 26 de julho de 2013

Visualizada: 146 vezes


Ouvir matéria

Na cerimônia de acolhida, papa apela aos milhares de jovens presentes para que se voltem à espiritualidade e reneguem obsessões materiais

O papa Francisco fez aos milhares de jovens que foram vê-lo na noite de ontem na Festa de Acolhida da Jornada Mundial da Juventude, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, um apelo para que se voltem para a espiritualidade.

No pronunciamento marcado por citações da Bíblia e linguagem coloquial, o pontífice recorreu a uma gíria bem carioca – “bote fé” – para conclamar o público a se engajar no cristianismo, deixar as obsessões materiais – “o ter, o dinheiro, o poder”– e trocar a si mesmos por Deus como centro da vida. Francisco chamou esse processo de “revolução copernicana”, em alusão a Nicolau Copérnico (1473-1543), cientista que formulou o heliocentrismo, teoria segundo a qual o centro do Universo seria o Sol, não a Terra.

“Mas o que podemos fazer? ‘Bote fé’”, pediu o Santo Padre, no discurso, no qual recorreu a uma imagem familiar – a preparação de comida – para expor seu pensamento. “A cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou através do Brasil inteiro com este apelo. Bote fé: o que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta o sal, você então ‘bota’ o sal; falta o azeite, então ‘bota’ o azeite... ‘Botar’, ou seja, colocar, derramar.” Para o papa, a Bíblia mostra o caminho para a jornada espiritual que recomendou aos jovens. “No Evangelho, escutamos a resposta: Cristo”, afirmou.

Francisco pediu também aos jovens que se perguntassem, com sinceridade, em quem depositavam confiança, em si próprios ou em Jesus e propôs uma troca. “Sentimo-nos tentados a colocar a nós mesmos no centro, a crer que somos somente nós que construímos a nossa vida, ou que ela se encha de felicidade com o possuir, com o dinheiro, com o poder”, declarou.

O papa Francisco foi bastante aplaudido pelos peregrinos no fim de sua fala. Após a sua participação, os peregrinos começam a deixar a praia de Copacabana.

Peregrinos querem voltar ao Brasil

Da Redação

O tempo chuvoso e os transtornos com os transportes não desanimaram os peregrinos estrangeiros que vieram para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Pesquisa que está sendo feita pelo Ministério do Turismo aponta, em dados preliminares, que 93% dos visitantes de outros países disseram ter a intenção de voltar ao Brasil e que 60% deles pretendem visitar outras regiões do país.

De acordo com o levantamento, feito inicialmente com 500 pessoas, 65% dos entrevistados declararam que estão no Brasil pela primeira vez. As informações são da Agência Brasil.

A informação foi divulgada ontem pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante a ExpoCatólica, feira que está ocorrendo no Riocentro com objetivo de divulgar roteiros turísticos religiosos no país. A pesquisa continuará sendo feita até o fim da JMJ, com um total de 4 mil entrevistados.

“Nós estamos estruturando uma política para o turismo religioso. Isto vem de uma definição de que a nossa prioridade é o turismo interno. O ministério precisa ajudar na divulgação do turismo religioso e transformar isso em um negócio com retorno econômico”, disse Vieira.

 

 

 

 

Fonte: GAZETA MARINGÁ

 Galeria de Fotos

 Veja Também