Quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Visualizada: 190 vezes
Ouvir matéria
O Ministério do Trabalho abriu ação contra a Samsung por más condições de trabalho em fábrica na região amazônica. A indenização exigida ultrapassa US$ 100 milhões em danos, segundo o governo brasileiro.
As informações foram publicadas na agência de notícias Dow Jones Newswire nesta quarta-feira (14). Dentre as acusações, estão jornadas de até 15 horas diárias de trabalhadores de fábrica sempre em pé, alguns deles por 27 dias sem direito a folga. Ao todo, são 1,2 mil queixas trabalhistas em Manaus.
Uma auditoria foi realizada na unidade, responsável por 6 mil postos de emprego. Em nota, a Samsung diz estar avaliando as acusações. “Prometemos cooperar totalmente com as autoridades brasileiras”, diz o comunicado da empresa, que também menciona a preocupação de zelar pela saúde, segurança e bem-estar dos funcionários em todo o mundo.
Más condições de trabalho não são novidades no mundo da tecnologia, especialmente nas fábricas. A Foxconn, fornecedora de diversas empresas como Sony, Dell e principalmente Apple, é uma das principais acusadas. Atualmente, a chinesa passa por auditorias referentes a seus métodos de produção, motivada pela Apple frente a diversos casos de acidentes e até mesmo suicídios coletivos nas unidades chinesas.
Fonte: iT Web